SOBRE O PROJETO

Olhares do Campo é um projeto de ensino centrado tanto no apoio à formação dos licenciandos em Educação do Campo da UFJVM, quanto no fortalecimento de uma comunicação comunitária na região de abrangência desse curso. Atualmente conta com colaboradores nas seguintes regiões do estado: Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. O projeto foi aprovado no edital do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação - PROAE 2019, administrado pela Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD - desta mesma universidade. No formato atual, o projeto existe desde 2018.

CONTATO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO, APOIOS E OUTROS: olharesdocampo@gmail.com


CONHEÇA A EQUIPE OLHARES DO CAMPO

Coordenação

Carlos Henrique Silva de Castro

É linguista, pesquisador e professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) com trabalhos diversos publicados nas áreas de linguagem, novas tecnologias e educação do campo. Apaixonado por línguas e por culturas, aventura-se a conhecer o ser humano a partir das mais diversas experiências interativas, sejam no trabalho ou nos momentos de lazer, momentos esses que muitas vezes se misturam pelo fato de seu objeto de estudo ser esse grande texto tecido pela vida.

Curadoria e revisão

Adriana Celia Alves

Atualmente professora contrata da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Doutora em Estudos Linguísticos e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara).Período sanduiche na Universidade Paul-Valery III (França), bolsista Fapesp. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bolsista CNPq, com período sanduíche na Universidade de Laval (Quebéc-Canadá), bolsista ELAP. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) habilitação Português/Francês e respectivas Literaturas.

Luiz Henrique Magnani 

Atua como professor no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) desde 2015. É graduado em Letras e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), tendo feito parte do doutorado pela University of Manitoba - Canadá. Atualmente coordena o projeto de ensino Olhares do Campo.

Luiz Otávio Costa Marques

Professor de língua inglesa da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Minas Gerais. Mestre e doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa CAPES-DS. Graduado no Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UNB), no Bacharelado em Letras Português / Inglês e na Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu programas de formação de professores de língua inglesa sob a ótica de estudos de letramentos críticos.

Mauricio Teixeira Mendes

É graduando no curso de Licenciatura em Educação no Campo da UFVJM na área de Linguagens e Códigos. Participou de 2016 a 2018 do projeto de extensão Comunidades do Campo: conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades. Também participou de projetos como PIBID Diversidade, Vídeo Cartas e do projeto de pesquisa Culturas de letramento do Campo: um estudo de práticas educativas em comunidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Possui interesse e experiência na área de Linguística Aplicada.

Noemi Campos Freitas Vieira

Professora no curso Licenciatura em Educação do Campo, área Linguagens e Códigos - Literatura, na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Membro permanente do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFVJM). Doutora (2009-2013) e Mestre (2005-2007) em Letras (Teoria da Literatura) pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UNESP/São José do Rio Preto-SP. Possui graduação em Letras (Licenciatura em Português/Inglês e Respectivas Literaturas) pela Universidade Federal de Uberlândia (2003).

Rosana Baptista dos Santos

Professora na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri - Campus JK. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). A pesquisa de doutorado contou com uma bolsa de Doutorado Sanduíche concedida pela CAPES, em 2008, na Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de letras e desenvolve pesquisas com ênfase na literatura portuguesa.

Colaboradores

Graduandos em Licenciatura em Educação do Campo

Ângela Gomes Freire

Edilaisa Ramos Pego

Emeson Barbosa Porto

Liliane Avelino Caldeira

Marcio Feliciano Barbosa

Mariana Soares Ferreira

Rosiane Soares Pereira