TARDE CULTURAL EM MACAÚBAS REÚNE GRUPOS DE MARUJADAS PARA UM MOMENTO DE DIVERSÃO E RESGATE DA CULTURA DE CANTIGAS DE RODA

Evento realizado na comunidade de Macaúbas no município de Veredinha é motivo de grande celebração entre os moradores. Além de resgatar a tradição das cantigas e brincadeiras de roda, o acontecimento promoveu interação entre os grupos de Marujadas das comunidades vizinhas.

Por Fernanda Antonina Rodrigues da Silva

Um evento importante para os moradores de Macaúbas e de comunidades vizinhas, que recebeu o nome de Tarde Cultural, aconteceu no sábado, dia 19 de outubro de 2019. Situada a poucos quilômetros do município de Veredinha, a comunidade de Macaúbas é tradicionalmente conhecida por ter grupos de Marujada enraizados em sua cultura que animam festas tradicionais como a Folia de Reis, as mais variadas brincadeiras de roda, eventos com cantos religiosos, entre outros. O intuito da Tarde Cultural foi reunir os grupos de Marujada das comunidades mais próximas e também do município de Veredinha para a realização de um momento de interação entre esses grupos e de resgate das tradições culturais de Macaúbas e de outras comunidades.

Imagem do cartaz convite para o evento. Foto: Retirada do Facebook. 2019
Imagem do cartaz convite para o evento. Foto: Retirada do Facebook. 2019

O evento recebeu o apoio e a colaboração da Associação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente de Veredinha - ADECAVE, assim como da Prefeitura Municipal de Veredinha. A ADECAVE contribuiu com a alimentação do encontro, auxiliando no custeio dos produtos para o preparo do lanche que foi servido no local e produzido pelos próprios moradores de Macaúbas. Estes se dedicaram à produção das famosas quitandas, do delicioso bolo na folha, do biscoito de polvilho, de diversos tipos de pães, entre outras delícias. Além disso, a ADECAVE colaborou na ambientação do local, levando utensílios que serviram tanto na ornamentação como na iluminação do espaço. Foram também levados vários instrumentos musicais, utilizados nas cantigas de roda. A prefeitura, parceira na realização do evento, concedeu o transporte, um ônibus que levou os moradores da comunidade de Caquente até Macaúbas para a celebração desse momento tão rico em história e cultura.

O evento reuniu cerca de cem pessoas de faixas etárias distintas como crianças, adolescentes, adultos e pessoas de mais idade. Contou também com a presença de representantes dos grupos de Marujada de Veredinha, da comunidade de Caquente e de Macaúbas. Além dos visitantes que vieram dos arredores para aproveitar e prestigiar o evento, compareceram representantes da Secretaria Municipal de Cultura de Veredinha e da ADECAVE.

Foi uma tarde calorosa de muita alegria e diversão. Os participantes puderam relembrar as antigas cantigas de roda, dançar "Vilão", brincar a "Dança dos Nove", além de cantar outros ritmos de músicas como o Sertanejo Raiz e o tradicional Forró, que não podem faltar nesses encontros. Foi uma tarde que trouxe muito orgulho e alegria aos moradores de Macaúbas. Segundo relatos dos participantes do evento, eles se sentiram representados na realização de atividades culturais como as cantigas e brincadeiras de roda e, ao mesmo tempo, felizes por perceberem que uma tradição passada de geração em geração permanece viva e acesa dentro da comunidade.

Veja também  

O Brasil, teoricamente, é um Estado laico, o que implica liberdade de crença religiosa ou não. Pressupõe-se que, a serviço do Estado, as pessoas não serão constrangidas ou obrigadas a seguirem uma religião ou nenhuma. Nesse sentido, espera-se neutralidade do Estado em tais questões.