TARDE CULTURAL EM MACAÚBAS REÚNE GRUPOS DE MARUJADAS PARA UM MOMENTO DE DIVERSÃO E RESGATE DA CULTURA DE CANTIGAS DE RODA

Evento realizado na comunidade de Macaúbas no município de Veredinha, é motivo de grande celebração entre os moradores. Pois resgata tradição das cantigas e brincadeiras de roda, além de promover um encontro e interação entre os grupos de Marujadas das comunidades vizinhas.

Por: Fernanda Antonina Rodrigues da Silva

Acontecia no sábado dia 19 de Outubro de 2019, um evento muito importante para os moradores de Macaúbas e das comunidades vizinhas, um momento que recebeu o nome de Tarde Cultural. Situada a poucos quilômetros do município de Veredinha, a comunidade de Macaúbas é tradicionalmente conhecida por ter enraizada em sua cultura os Grupos de Marujada, que desperta saberes populares e anima as festas tradicionais com as mais variadas brincadeiras de roda, cantos religiosos, folia de reis, dentre outros. O intuito da Tarde Cultural era reunir os Grupos de Marujadas das comunidades mais próximas e também do município de Veredinha, para assim realizarem um movimento de total interação entres os grupos e também de resgate dessa cultura tradicional de Macaúbas e que é tradição também em outras comunidades. O evento recebeu o apoio e a colaboração da Associação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente de Veredinha - ADECAVE, como também da Prefeitura Municipal de Veredinha. A ADECAVE contribuiu com a alimentação do encontro, auxiliando no custeio dos produtos para o preparo do lanche que foi servido no local e produzidos pelos próprios moradores de Macaúbas, que se dedicaram na produção das famosas quitandas. Para isso, preparam o delicioso bolo na folha, biscoito de polvilho, pão, entre outras delícias mais.

Imagem do cartaz convite para o evento. Foto: Retirada do Facebook. 2019
Imagem do cartaz convite para o evento. Foto: Retirada do Facebook. 2019

Além disso, a ADECAVE colaborou também na ambientação do local, levando utensílios que serviram tanto na ornamentação como pensaram também na iluminação do espaço, além de terem levado vários instrumentos que foram utilizados nos momentos das cantigas de roda. A prefeitura como parceira deste evento, concedeu o transporte, um ônibus que levou os moradores da comunidade de Caquente até Macaúbas, para celebrarem esse momento tão rico em história e cultura. O evento reuniu cerca de cem pessoas, distribuídas entre crianças, adolescentes, adultos e pessoas de mais idade. Contou com representantes do grupo de Marujada de Veredinha, da comunidade de Caquente e de Macaúbas. Além dos visitantes que vieram dos arredores para prestigiar e aproveitar o momento, compareceram no dia também representantes da Secretaria Municipal de Cultura de Veredinha e também da ADECAVE. Foi uma tarde muito calorosa, de muita alegria e diversão, as pessoas puderam relembrar as antigas Cantigas de Roda, Dançaram Vilão, brincaram a Dança dos nove, além de terem cantado outros tipos de músicas também, como o Sertanejo Raiz e o tradicional Forró, que não pode faltar nesses encontros. Foi uma tarde que representa também muito orgulho dos moradores, por se sentirem representados na cultura das cantigas e brincadeiras de roda, e ao mesmo tempo um momento que os deixam felizes por perceberem que uma tradição que foi passada de geração em geração permanece viva e acesa dentro da comunidade.

Veja também  

De agosto de 2018 a janeiro de 2020 a E.E. Pe. João Afonso recebeu o Programa Residência Pedagógica - programa federal de apoio, grosso modo, ao estágio de futuros professores. O trabalho desenvolvido foi protagonizado pelos graduandos da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

A Escola Maria Elisa Valle de Menezes realizou no dia 20 de novembro, na comunidade de Engenheiro Dolabela, localizada a 45 km do município Bocaiúva, o concurso de poesia com a temática da Consciência Negra. A vencedora do concurso foi a aluna Carolina Adriele do 8º ano do ensino fundamental.