Oficina de São João reúne mais de 150 estudantes na UFVJM

por Maurício T. Mendes e Maria Karina de Oliveira 

Estudantes da UFVJM, principalmente do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC), reuniram-se para dançar forró no campus. O evento, que foi chamado de Oficina de São João, foi organizado por estudantes e por um professor da LEC e foi aberto a toda a Universidade. Uma equipe de voluntários atuou como facilitadores conduzindo os estudantes e professores a dançarem a quadrilha nos ensaios e na noite de 26 de julho, na Praça de Serviços do Campus JK da UFVJM em Diamantina/MG.

"O casamento na roça" foi a atração que abriu a oficina e para comemorar dançaram quadrilha e aprenderam forró, houve também alimentação típica de festas juninas como chá de amendoim, a canjica grossa, a pipoca e os que por ali passavam faziam paçoca de amendoim. Um pilão de madeira foi usado durante a oficina para que os estudantes pudessem eles mesmos socar o amendoim com farinha de milho e rapadura e, assim, fazerem a paçoca.

O estudante Vinícius Lima contribuiu com seu talento musical, cantando ao vivo para animar o evento no seu início e fechamento.

A oficina foi registrada na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e teve como objetivo principal envolver os estudantes da UFVJM em uma imersão nas festas juninas, um evento cultural corriqueiro no nordeste de Minas Gerais. Cremos que esse tipo de iniciativa valoriza as culturas locais, a exemplo das festas juninas como parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos sociais e de lazer, desenvolvendo trabalho de equipe em relação a cultura e tradições e, ainda, como uma possibilidade para dançar forró e, para quem não sabia, aprender.

De acordo com os organizadores, antes da oficina, houve vários encontros entre os estudantes voluntários para o ensaio da quadrilha e do casamento da roça nas noites de terça e quarta-feira de julho que antecederam o dia 26. Nos ensaios, foi perceptível a dedicação dos estudantes às oficinas, o que resultou no sucesso do evento.

Durante o evento, conversamos com alguns estudantes de outros cursos que parabenizaram a organização, elogiaram a ornamentação e as atividades realizadas durante a oficina e ainda disseram que a UFVJM está precisando de momentos como esses, que são a "cara" da Universidade. O interesse por uma edição foi expresso por vários dos presentes que, ao fim do evento, gritaram um sonoro "Queremos bis!". 

Veja abaixo algumas imagens que registraram o evento.


Todas as imagens desta reportagem são de produção própria dos autores.

POSTS MAIS RECENTES EM NOSSO BLOG

Seja o primeiro a ler as novidades!