NOITE CULTURAL SE TORNA TRADIÇÃO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEC)

por Mateus Felipe Oliveira e Maria Natiele Ramalho 

Imagem e foto de Emanuela Miranda 


Já em sua 5ª edição, no dia 6 de julho de 2018, aconteceu a tradicional Noite Cultural da LEC que vem ocorrendo desde julho de 2016. O evento, que contou com inúmeras apresentações artísticas como musicais, leitura de poesias, teatrais e contação de estórias, foi realizado no Anfiteatro da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades (FIH) no campus JK da UFVJM em Diamantina. 

Surgida em julho de 2016 como proposta de atividade prática da disciplina Metodologia de Ensino de Literatura, a Noite Cultural foi prontamente apoiada pelos professores da área Linguagens e Códigos, uma das áreas de formação do curso. Segundo Noemi, a professora idealizadora da atividade: "A Noite Cultural tem se mantido a cada Tempo Universidade, e o evento é de grande importância tendo em vista seus objetivos que são promover e difundir alguns aspectos do patrimônio artístico e cultural das comunidades do campo, de onde provêm os alunos da Licenciatura em Educação do Campo. Isso se dá por meio de manifestações artísticas contemplando literatura, teatro, dança,artesanato, folclore e manifestações religiosas populares." 

A cada semestre, a Noite Cultural obtém maiores proporções e ganha destaque entre os discentes. Além do evento ser um momento de estreitar laços e revelar os talentos presentes no curso, ele deve promover a integração entre a comunidade LEC e a comunidade acadêmica como um todo. Segundo a estudante Neltinha, "(...) no dia do evento, quando nos deparamos com o anfiteatro cheio de estudantes da LEC e a presença dos nossos professores e isso foi muito gratificante. Percebi, naquele momento, que a Noite Cultural era o que faltava no curso. A Noite Cultural representa aquela beleza única dos estudantes que são do campo e estão na Universidade e todos se reconhecem ali, se fortalecem ali. A Noite Cultural é pocante!". 

Foto de Maria Natiele Ramalho

De fato as Noites Culturais têm sido assim, com apresentações maravilhosas e a plateia sempre cheia. Segundo a docente Noemi Campos, "(...) para atingir os nossos objetivos, é importante que a Noite Cultural se estabeleça como evento do curso, com o protagonismo dos estudantes de ambas habilitações e que integre os alunos ingressantes. O apoio do corpo docente, bem como da coordenação do curso, é fundamental para que o evento se institucionalize. Que venham muitas edições de sucesso!"   

POSTS MAIS RECENTES EM NOSSO BLOG

Seja o primeiro a ler as novidades!