NO NORTE DE MINAS, CORJESUENSES FOCAM NO COMBATE AO CORONA VÍRUS, MAS JÁ CONTAM COM DOIS CONTAMINADOS

Coração de Jesus, cidade pequena, com aproximadamente 27 mil habitantes localizada no Norte de Minas Gerais, tem combatido a disseminação do covid-19. O entendimento e a preocupação da população sobre a gravidade da situação, assim como o desempenho dos gestores tem sido importante nesta ação.

Mariana Soares Ferreira

Os dinossauros decorativos da Entrada da Secretaria Municipal de Saúde de Coração de Jesus receberam máscaras contra a covid-19. Fonte: <https://www.facebook.com/Prefeitura-Municipal-de-Cora%C3%A7%C3%A3o-de-Jesus-MG-418796468302321/>
Os dinossauros decorativos da Entrada da Secretaria Municipal de Saúde de Coração de Jesus receberam máscaras contra a covid-19. Fonte: <https://www.facebook.com/Prefeitura-Municipal-de-Cora%C3%A7%C3%A3o-de-Jesus-MG-418796468302321/>

No enfrentamento desta pandemia mundial, a cidade de Coração de Jesus vem se mostrando eficiente com o distanciamento social, com, por exemplo, o uso obrigatório de máscaras ao sair nas ruas e ao desenvolverem suas atividades cotidianas. Adicionalmente, os gestores municipais efetuaram decretos que somente serviços considerados essenciais poderiam funcionar e, assim, tem sido o cotidiano da cidade desde as últimas semanas de março.

As atividades essenciais, conforme os gestores orientaram para que evitassem aglomerações, como os supermercados e casas lotéricas, passaram a evitar a presença de mais de dez pessoas. Além disso, foi reafirmando a todo momento para a população a real situação do hospital municipal, que, apesar de atender as carências populares, jamais teria suporte para o agravamento da situação da pandemia em nível local.

Ainda como consequência do decreto sobre as atividades essenciais, foram cancelados todos os tipos de festividades na cidade, no meio urbano e nas comunidades rurais, até que se restabeleçam as condições normais de circulação, de acordo com órgãos importantes da saúde mundial.

O uso das redes sociais tem sido um aparato fundamental para informar a população da cidade e comunidades vizinhas, fazendo com que as notícias girem mais rápido em diversos formatos e uso de imagens, gráficos e vídeos. Mensagens de incentivo partem também de todas as pessoas da cidade com pedidos cautelosos sobre o cuidado com o próximo.

As alterações da rotina têm sido essenciais e eficazes, em alguma medida, no combate à disseminação do covid-19 na cidade. Nesse sentido, a união da população no entendimento da necessidade dos cuidados e o desempenho dos gestores, de fato, contribuíram de forma significativa para a diminuição do inimigo invisível. No entanto, até o momento temos 2 casos de contaminação confirmados, além de 28 em investigação, como ressalta o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado na página institucional no Facebook[1].

[1] <https://www.facebook.com/PrefeituraCoracao/>