ESTUDANTES VÃO À FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA COMPREENDER LINGUÍSTICA

por Jane Ramos de Souza; Maria Nilza de Oliveira Gonçalves e Patrícia Pereira de Souza 

Estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foram ao Mercado Velho de Diamantina-MG, durante a Feira de Economia Solidária da cidade, para pesquisar as estratégias de comunicação utilizadas na relação entre vendedores e consumidores, levando em conta o letramento e a participação social de cada indivíduo.

A aula de Linguística Aplicada teve como foco questões reais de uso da língua naquele espaço como, por exemplo, os letramentos que possibilitam o trabalho dos vendedores ao lidar com os clientes. Percebeu-se, por exemplo, que há certas estratégias letradas utilizadas por aqueles que não são alfabetizados como nos cálculos matemáticos. Essa aula ocorreu em conjunto com os estudantes da área Ciências da Natureza, por meio da disciplina de Ciências e Tecnologias Sociais do Campo, o que contribui para um olhar mais interdisciplinar nas observações e reflexões, que é uma das propostas do curso.

Vista da feira disponível em: https://diamantina.mg.gov.br/iii-feira-deeconomia-popular-solidaria-tem-movimento-recorde-e-reune-39empreendimentos/. 

A Feira Solidária reuniu feirantes de várias regiões que expuseram seus artesanatos, comidas típicas, entre outros produtos regionais, no intuito de fortalecer a economia local, a geração de trabalho e a renda das famílias. O público contou ainda com atrações musicais que animaram o evento. 


POSTS MAIS RECENTES EM NOSSO BLOG

Seja o primeiro a ler as novidades!