COMUNIDADE EM ATALÉIA RESGATA PRÁTICAS DE AGRICULTURA FAMILIAR A PARTIR DE MONOCULTURA DE PIMENTA-DO-REINO

por Mateus Felipe Oliveira  

Há cerca de dois anos, com o apoio da secretaria de agricultura e o incentivo de produtores já estabilizados em Ataléia, a comunidade Pratinha passou a investir no plantio de pimenta-do-reino. Pouco tempo depois, pequenos produtores da comunidade passaram também a implementar práticas e manejos que possibilitaram a junção de outras espécies na área de cultivo, antes dedicada exclusivamente à pimenta.

A agricultura já foi uma das principais fontes de geração de renda e economia da comunidade. Com o passar dos tempos, essa prática foi dando lugar à criação de animais, principalmente do gado leiteiro, ocasionando grande perda cultural e um apagamento progressivo de cultivos ancestrais como o do feijão, do milho e, principalmente, do arroz, atividade tradicional praticamente extinta. Até cerca de um ano atrás, poucos moradores ainda persistiam no cultivo do milho e do feijão para consumo próprio ou 'passatempo', mas a atividade já não representava mais fonte de renda às famílias.

Com a implantação de cultivo de pimenta-do-reino através do trabalho familiar, o cenário começou a mudar. Segundo seu Adalberto Ramos, um dos pioneiros no cultivo da pimenta na região, "ao plantar a pimenta-do-reino ficam espaços no plantação que são os becos, então vimos aí a oportunidade de cultivar outras variedades como um feijãozinho, o milho, fazer uma horta". Com essa iniciativa afirma ter lucrado muito mais, pois, além do consumo regular de alimento saudáveis, passou a comercializar alguns produtos, o que tem ajudado na manutenção da própria produção.

Depois de exemplos como o de seu Adalberto, já se pode ver, nas áreas dedicadas à pimenta-do-reino, mais plantações de banana, batata-doce, amendoim, hortaliças, entre outras. Essa prática tem beneficiado economicamente a comunidade, aumentando sua visibilidade no município ao ser um exemplo de preservação e produção de saberes.

Saiba mais sobre plantação de pimenta.

O projeto Vídeo Cartas gravou dois vídeos com o senhor Ivanildo que é da mesma região de seu Adalberto.

No primeiro vídeo seu Ivanildo apresenta sua plantação de pimenta e algumas técnicas no plantio.

Como o primeiro vídeo teve uma grande repercussão,  a equipe do projeto voltou a entrevistar seu Ivanildo que responde algumas dúvidas dos internautas.

NOTÍCIAS MAIS RECENTES EM NOSSO SITE

Seja o primeiro a ler as novidades!

Como alguém que acompanha de perto o projeto 'Olhares do Campo' desde seu início, quando atuava como bolsista ao fim de minha graduação, trago hoje uma retrospectiva de um ano do projeto. Como sou natural de uma comunidade do campo, ao longo de minha vida não sabia exatamente o que era novo em uma notícia, apesar de gostar de...