COMUNIDADE DE PASSAGEM FUNDA CELEBRA INAUGURAÇÃO DE IGREJA LOCAL

A presença da religião católica é muito marcante na comunidade, localizada no Distrito de São Joaquim, aproximadamente a 48 km do Município de Coração de Jesus.

Por Mariana Soares Ferreira

A comunidade de Passagem Funda comemorou no dia cinco de outubro de 2019 a festa da Padroeira Nossa Senhora de Aparecida. Embora este acontecimento esteja se tornando tradicional nesta comunidade, existindo há cinco anos, a última comemoração envolveu algo a mais a ser celebrado: a inauguração da igreja católica da própria comunidade. Como parte das comemorações em homenagem à padroeira, foi realizada a primeira missa paroquial dentro da igreja recém-inaugurada, tendo como participantes os habitantes locais e comunidades vizinhas. Após a solenidade, deu-se início a um forro animado, com a presença de barraquinhas e comidas típicas.

Missa de inauguração da igreja católica de Passagem Funda (Arquivo pessoal)
Missa de inauguração da igreja católica de Passagem Funda (Arquivo pessoal)

Para muitos, seria apenas mais uma igreja no Brasil ou em comunidades rurais. No entanto, aos moradores da localidade, é uma conquista que merece ser comemorada. Antes de uma igreja própria, as celebrações missionárias aconteciam nas casas dos moradores da comunidade, que se reuniam aos domingos para rezar e agradecer pelas bênçãos recebidas.

A comunidade tem uma história política respeitada e muito admirável no município, conquistada através de moradores mais velhos e que ajudou a fortalecer os movimentos sociais, tendo como resultado a construção de um órgão representativo dos trabalhadores rurais dentro da cidade. Dentro disso, os cultos locais são também espaços para ponderar sobre acontecimentos locais e regionais, como as políticas públicas para região, informações da cultura local e assuntos de interesse comunitário

Veja também 

De agosto de 2018 a janeiro de 2020 a E.E. Pe. João Afonso recebeu o Programa Residência Pedagógica - programa federal de apoio, grosso modo, ao estágio de futuros professores. O trabalho desenvolvido foi protagonizado pelos graduandos da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

A Escola Maria Elisa Valle de Menezes realizou no dia 20 de novembro, na comunidade de Engenheiro Dolabela, localizada a 45 km do município Bocaiúva, o concurso de poesia com a temática da Consciência Negra. A vencedora do concurso foi a aluna Carolina Adriele do 8º ano do ensino fundamental.