1ª FEIRA CULTURAL DA COMUNIDADE PRATINHA ENCERRARÁ O ANO UNINDO CULTURA E TRADIÇÃO

por Mateus Felipe Oliveira.

A 1º Feira Cultural da Comunidade da Pratinha, município de Ataléia-MG, busca ser o mais novo atrativo cultural da localidade. A ser realizada no dia 29 de Dezembro de 2018, às 16 horas, no Galpão da Sede da Associação da Comunidade, o intuito da feira é fomentar a identidade e valores culturais da região. Isso, além de propiciar lazer e arrecadar fundos para a Associação de Pequenos Produtores Rurais da Pratinha.

Para tanto, o evento contará com várias barraquinhas. Elas comercializarão deliciosas comidas típicas, peças de artesanato e alguns produtos cultivados e produzidos na própria comunidade, como feijão, milho, banana, o doce da banana, queijo, requeijão e a cachaça. Teremos ainda o tradicional Vilão, que consiste em uma dança de pares que vão se entrelaçando ao som da viola e dos versos jogados pelos participantese remete à cultura de celebração entre amigos. Tudo isso ao som do bom e velho forró, que acontecerá ao vivo com Vinícius Lima.

Segundo Maria Natiele, uma das organizadoras do evento e graduanda da Licenciatura em Educação do Campo (LEC-UFVJM), a feira visa ao lucro e à geração de renda para a comunidade. "Percebemos que em nossa comunidade temos uma rica diversidade de produção de alimentos que não tem sido comercializada e não tem recebido seu devido valor. Se um dos objetivos da educação do campo é que possamos criar mecanismos e recursos de permanecer nas nossas comunidade, este é o pontapé inicial para o desenvolvimento social e a permanência do homem no campo. Afinal, se o campo não planta, a cidade não janta". As expectativas entre os moradores também é grande. Seu Adalberto, por exemplo, diz que mal pode esperar pelo dia. Segundo ele, "a comunidade tem andado meio devagar com as comemorações tradicionais e essa feira é uma forma de reanimar e valorizar a nossa cultura e as nossas festividades".

Quer saber como participar da festa? Entre em contato com: natyelesr@gmail.com

Veja também