A PRÁTICA REALIZADA NO ALTO RIO PARDO E AS REFLEXÕES CONSTRUÍDAS ACERCA DO MEIO AMBIENTE E USOS DA COMUNICAÇÃO.

A prática realizada em Rio Pardo de Minas permite a reflexão acerca de questões ambientais e comunicativas.

Por Tatiane Mendes Sousa


Aconteceu em Rio Pardo de Minas- MG localizado no norte de minas, nesse segundo semestre de 2019, uma prática de ensino que foi realiza pelos estudantes de Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM ( Universidade Federal do Vales Jequitinhonha e Mucuri), que com o auxilio de seu orientador/professor Carlos Henrique, organizaram encontros com os meninos do serviço de convivência.

No primeiro encontro foi realizada com os meninos uma oficina de comunicação popular na qual os pré-adolescentes puderem refletir sobre questões voltadas para os meios de comunicação e meio ambiente. Após foi realizada uma caminhada etnográfica, na qual foram tiradas fotos de espaços, coisas que para os meninos eram significantes na cidade. Algo que chamou bastante atenção foram as fotos que os meninos tiraram do rio, pois foi possível através das fotos refletir sobre a escassez da água e sobre danos ambientais.

Prática de ensino, Rio Pardo de Minas- MG. 2019. Emanuela  Raymunda de Souza Miranda.
Prática de ensino, Rio Pardo de Minas- MG. 2019. Emanuela Raymunda de Souza Miranda.

Em outro momento foi realizado outro encontro, no qual foram aprofundadas as reflexões sobre o meio ambiente, e a partir das reflexões foram realizados experimentos que possibilitaram ilustrar efeitos que naturalmente ocorrem pela natureza e os efeitos que surgem a partir da degradação causada pelo homem ao meio ambiente. Após realizados os experimentos foi feita com os meninos uma horta econômica, a mesma foi pensada e planejada, observando que consome menos água para manutenção.

A partir das atividades erguidas com os pré-adolescentes foi possível pensar no que vivemos atualmente e nas mudanças que vem ocorrendo, no meio ambiente e na sociedade. Foi possível também refletir sobre a nossa missão enquanto sujeito, que é de cuidar e zelar pelo meio ambiente. 

Veja também

O trabalho escravo é um fenômeno mais amplo do que se imagina. É fácil encontrar notícias de uma realidade que boa parte das pessoas desconhece ou imagina ser possível nesse mundo globalizado, o trabalho escravo nos bastidores da indústria fashion. Para uma prestação de serviços mais barata, muitos atentam contra a dignidade do ser humano, até com...