A PANDEMIA CHEGA EM RIO PARDO DE MINAS

Por Josiane José dos Santos

Em Rio Pardo de Minas não havia confirmação de casos de COVID-19 até o domingo 07 de junho, quando foi confirmado o primeiro caso no município. O primeiro paciente é do sexo masculino, tem 54 anos. As pessoas ficaram bastante aterrorizadas com os casos novos, pois até então havia apenas alarmes falsos.

Como medidas sanitárias, as autoridades de Rio Pardo orientam o uso de máscaras em gel, nos espaços públicos e nos estabelecimentos comerciais que desde então não permitem que as pessoas entrem sem máscaras e disponibilizam álcool em gel está sempre nas entradas. Na entrada do Mercado Municipal colocaram lavatórios e os guardas fiscalizam a entrada para não deixarem que as pessoas entrem sem máscaras e sem higienizar as mãos. Na lotérica, há pessoas da área de saúde para orientar e oferecer álcool aos usuários. Na entrada foram criadas barreiras para fiscalização de quem chega à cidade, mas mesmo assim há pessoas que quebram as regras. O método para que todos passem por essa fiscalização foi fechar uma segunda entrada que a cidade possui. Segundo nota da prefeitura[1]:

A Administração Construindo Um Novo Tempo reforça as ações previamente tomadas a fim de evitar a disseminação do vírus, como a implantação de barreiras sanitárias, dedetização de áreas com potencial aglomeração, uso obrigatório de máscaras nos estabelecimentos, decretos, entre outras medidas preventivas.

Porém, nos últimos dias, a população começou a relaxar com o uso das máscaras e fazendo aglomerações. Nota-se que as comunidades rurais estão mais preocupadas que as pessoas da zona urbana, pois quem está no campo está se prevenindo mais e ficado sem ter contatos com outras pessoas; já algumas pessoas da zona urbana não ficam em casa e isso coloca todos em perigo.

O maior medo da população é o fato de a cidade não ter estruturas suficientes para lidar com a pandemia, pois no único hospital local não há UTI, apenas um respirador e poucos leitos. Além disso, os exames para testar a covid19 não são feitos na cidade.

A prefeitura vem reforçando os pedidos para que as pessoas não aglomerem, usem máscaras e álcool. Nessas ações, trabalham fiscais, policiais e profissionais da área de saúde que estão, a todo vapor, orientando e cuidando da população para combater a corona vírus. Nessa luta, precisam da colaboração da população rio-pardense. O último boletim epidemiológico municipal de Rio Pardo de Minas, atualizado em 28 de junho de 2020, traz 12 casos confirmados dentre 202 testes realizados como se vê na imagem a seguir.