A INTERNET NO COTIDIANO DE JOVENS DE OURO VERDE DE MINAS

As novas tecnologias modificam algumas práticas dos jovens em relação a gerações anteriores

Por: Tatiane Rodrigues de Souza

A nova era tecnológica, com suas inovações, vem trazendo para algumas comunidades muitos benefícios, como aparelhos para facilitar alguns trabalhos braçais, o acesso a veículos que proporcionam uma maior facilidade de locomoção, remédios desenvolvidos para curar doenças mais complicadas, dentre outros fatores. Em Ouro Verde de Minas-MG, como em diversos outros lugares, o acesso à internet, um compartilhador de rede de dados com ou sem fio, trouxe algumas mudanças na rotina dos jovens da cidade.

O jardim de Ouro Verde, local em que já teve rede de acesso liberada ao público, ainda é um ponto onde moradores vão para usar internet
O jardim de Ouro Verde, local em que já teve rede de acesso liberada ao público, ainda é um ponto onde moradores vão para usar internet

Antes de haver as redes sociais na cidade de Ouro Verde, os principais meios de acesso às informações que a cidade tinha era o rádio e a televisão. Dentre outras consequências, o acesso à internet na cidade permitiu a alguns de seus moradores uma visão mais global sobre notícias e acontecimentos do mundo, além de aproximar pessoas que antes estavam distantes e, por isso, incomunicáveis.

Por outro lado, alguns problemas passaram a ser notados, como um uso talvez exagerado de aplicativos e redes como WhatsApp, Facebook, Instagram e Youtube em substituição a páticas e brincadeiras de rua mais tradicionais que, hoje, foram praticamente deixadas de lado, como pique-esconde, pega-pega, rouba bandeira, carrinho de rolimã, mestre mandou, dentre outras.

Outra situação recorrente é o desinteresse em relação a conhecimentos tradicionais que antes eram passados de geração em geração. Essa é uma prática atualmente menos comum, as pessoas mais novas se interessam menos pelos causos que os mais velhos têm para contar, não dando importância para os conhecimentos adquiridos com a experiência de vida. Outras informações e práticas chamam a atenção desses grupos como saber fatos e acontecimentos sobre a vida de pessoas famosas de todo o mundo ou ficar jogando jogos online com diversas pessoas de outras localidades. Nota-se, assim, que a relação estabelecida com as pessoas do convívio local e diário, quando uma comunidade se vê imersa nesse contexto, pode acabar mudando. O interesse nas novas tecnologias pode disputar a atenção dos moradores de uma comunidade frente a acontecimentos e relações locais e presenciais. 

Veja também

Se a vida das comunidades indígenas do Brasil nunca foi fácil, atualmente não há diferença ou esperança de mudança, pois estão enfrentando grandes problemas no que concerne às demarcações de suas terras, haja vista que o executivo deixou bem claro que no atual governo não haverá demarcações.

O trabalho escravo é um fenômeno mais amplo do que se imagina. É fácil encontrar notícias de uma realidade que boa parte das pessoas desconhece ou imagina ser possível nesse mundo globalizado, o trabalho escravo nos bastidores da indústria fashion. Para uma prestação de serviços mais barata, muitos atentam contra a dignidade do ser humano, até com...