A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES:             formando cidadãos críticos e reflexivos.

Imagem da internet. Disponível em: <https://images.app.goo.gl/WdJTek7dPm2i36DU8>
Imagem da internet. Disponível em: <https://images.app.goo.gl/WdJTek7dPm2i36DU8>

Sandra Ferreira da Silva

Noemi Campos Freitas Vieira

Venha saber um pouco sobre o porquê a literatura deve ser algo do seu interesse. No curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC), na disciplina Metodologias do Ensino de Literatura na UFVJM, foi abordada a importância e a presença da Literatura no cotidiano dos estudantes.

Você sabe como acontece o ensino da literatura nas escolas? Baseado em estudos sobre literatura, e relacionando as experiências de estágios supervisionados, foram elaboradas sequências didáticas, algumas maneiras funcionais de trabalhar a literatura na comunidade escolar, refletindo sobre o contexto do campo, com objetivos específicos, como: levar aos estudantes a real importância da literatura; fazer com que eles percebam como ela aparece em seu dia a dia e saibam diferenciar os gêneros literários com os quais possuem contato.

Segundo Antonio Candido (2004, p.174):

"Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações. "

O autor que traz a literatura como uma necessidade universal, expõe os porquês de ser de extrema importância, que todos tenham acesso a literatura. Em estudos sobre o ensino de literatura nas escolas, conclui que os estudantes, em sua maioria, não compreendem a importância real da literatura, enxergam como um componente curricular, não sabem por que estudar literatura. Por meio da literatura, o estudante pode desenvolver o seu pensamento crítico sobre sua realidade, pois ela é responsável por expor e explicar o que o passado implica nas manifestações culturais atualmente.

A literatura possui diversas funções, podendo nos ser bastante útil. A escola é a principal responsável por garantir uma relação dos estudantes com a literatura, procurando, de maneira funcional, formá-los criticamente, para que eles compreendam a importância de adquirir letramento literário. O autor Antonio Candido expressa as demasiadas maneiras que a literatura se faz presente, daí tiramos o quão essencial é se tornar letrado, para que possamos saber diferenciar e lidar com os diferentes gêneros que presenciamos. Enquanto cidadãos, para compreendermos o mundo em que vivemos, questões políticas, religiosas e psicológicas, em todos os âmbitos sociais a literatura contribui positivamente para um bom desempenho do ser social. Se tratando de convivência, devido ao seu teor sentimental, a literatura humaniza, levando o indivíduo a usar a criticidade no cotidiano diante da sociedade na qual está inserido.

Como o debate sobre literatura é bem amplo, mas de suma importância, convido vocês a conhecerem o texto de Antonio Candido, que aborda questões riquíssimas, com fundamentações teóricas: "O direito a literatura", disponível em <https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2274712>.

Veja também

A Marcha das Margaridas deste ano teve como tema "A Marcha das Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência". A sexta edição do evento reuniu cerca de 100 mil mulheres em Marcha em direção à Esplanada dos Ministérios.